Ex-Vigários

1º  -  Padre FRANCISCO GORRES

 Franz Göeres. Nasceu no dia 03 de janeiro de 1913, na cidade de Colonia, na Alemanha. Sacerdote Católico. Pertencia à Ordem da Sagrada Família. Veio para o Brasil como coadjutor do Padre José Maria Lauth. Passou a dar assistência religiosa a Miguel Alves quando esta ainda pertencia à paróquia de União. Concluiu a construção da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, nela colocando torre em Bronze -  única desse gênero no Piauí. Celebrou o primeiro Natal, o primeiro batismo e o primeiro matrimonio da Paróquia de Miguel Alves. Criada a Paróquia foi nomeado seu primeiro vigário (1941) pelo Bispo Diocesano do Piauí, D. Severino Vieira de Melo, permanecendo até 1942. Implantou o Apostolado da Oração do Coração de Jesus. Deixou o celibato e casou-se com Rita Soares da Costa, tendo os seguintes filhos: Moacir, Darla e Iracema.  Faleceu em Recife (PE), no dia 04 de agosto de 2004.  

2º -  Padre LUIZ BRASILEIRO

Luiz de Castro Brasileiro. Sacerdote católico. Nascido em Jerumenha (PI), no dia 07 de setembro de 1912. Foi ordenado sacerdote pelas mãos de D. Severino Vieira de Melo, em 08 de dezembro de 1940. Exerceu seu ministério em União por 19 anos ou seja de 1942 a 1961. Foi Pároco de Miguel Alves, cumulativamente com a Paróquia de União, no período de 1942 a 1957. Era incansável na disseminação do Evangelho e um lutar em favor dos mais necessitados. Em União - Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios - fundou o tradicional Patronato Maria Narciso. Participou da criação e construção do Cine Teatro Unionense. Também foi vigário da Paróquia de São José, em Altos (PI). Recebeu do Papa, o Título de Monsenhor. Faleceu naquela cidade no dia 06 de julho de 1980.

3º -  Padre JOSINO LEAL

Josino Borges Leal. Sacerdote Católico. Era filho de Antônio Borges Leal e Maria Borges Leal. Nasceu em Picos (PI). Foi vigário na cidade de Altos – PI, no período de 1944/1951, sendo o primeiro a residir naquela paróquia. Foi sócio-fundador do Centro Operário Altoense (1947). Transferido para Teresina foi Vigário da Paróquia Nossa Senhora das Dores até 1957. Em Miguel Alves foi pároco de 1957 a 1972, onde, também, foi Professor do Ginásio Rural e Artesanato Pio XII. Como administrador da paróquia local ampliou a Igreja Matriz, construindo a sacristia, o altar mor e a colocação do piso em mosaico por todo o templo. Implantou o Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus. Faleceu em sua cidade natal em 1986.

4º -  Padre EMÍDIO ANDRADE

Emídio José de Andrade. Foi padre na Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, em Castelo do Piauí, sendo um dos  idealizadores do modelo arquitetônico da atual Igreja Matriz, bem como da construção de sua torre. Foi o primeiro pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Vermelha, em Teresina e Pároco da Catedral de Nossa Senhora das Dores, na mesma cidade. Foi vigário da cidade de União - PI e professor do Seminário Maior de Teresina. Exerceu seu ministério nesta Paróquia.  

5º -  Padre JAIME NEGROMONTE

01.10.1970 a 02.01.1971


Jaime de Albuquerque Negromonte. Nascido em abril de 1917, em Macaparana, então distrito de Timbaúba – PE. Era filho do comerciante José Pereira Negromonte e Adelaide de Albuquerque Negromonte. Estudou Sociologia, Filosofia e Teologia no Seminário de Olinda – PE. Estudou grego, francês e latim. Foi Assessor de D. João da Mota e Albuquerque, Arcebispo de São Luiz – MA.  Recebeu o Diaconato sob as benções de D. Luiz Gonzaga Marellim, Bispo  de Caxias - MA. Foi ordenado padre no dia 14 de abril 1968 - Domingo de Páscoa -, por D. Avelar, Arcebispo de Teresina. Jornalista. Escrevia no Jornal Pequeno – São Luiz (MA) e em “O Dia”, “O Estado”, “A Tribuna“, “Jornal da Manhã” e no “Jornal do Piauí”, todos de Teresina. Capelão da Penitenciária Major César Oliveira – Teresina e Assistente Religioso da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí. Fundou o Centro de Promoção Juvenil do Piauí, que abrigou centenas de jovens carentes da zona rural que não tinham onde estudar, sem nada lhes cobrar. Exímio Orador e Pregador. Era um dos sacerdotes mais estimados nos meios religiosos e sociais de Teresina. Foi vigário da Paróquia de Santana, em Coelho Neto (MA). Vigário da Paróquia de São Miguel Arcanjo, na década de 70, em substituição ao Pe. Josino Borges Leal. Era um abnegado. Faleceu em Teresina no ano de 1991

6º -  Padre JAVIER MENA 

Francisco Javier de Mena Aguilar. Espanhol. Nasceu no dia 08 de fevereiro de 1927, em Madri, capital da Espanha. É filho de Luis Alberto Mena e Maria del Rosário Aguilar. Chegou ao Brasil no ano 1963, para residir cidade de Cajazeiras (PB). Naquela Diocese foi o primeiro vigário da Paróquia de São Pedro (1966-1967). Transferido para a Arquidiocese de Teresina serviu como vigário nas Paróquias de União e Miguel Alves. Era carinhosamente chamado por todos todos de Padre Francisco Xavier.

7º -  Padre JOSÉ GONZALES

Espanhol. José Gonzales Alonso, nasceu em Salamanca no dia 12 de julho de 1940. É filho de José Gonzales Marco e Maria del Rosário Alonso Mendez. Iniciou seus estudos em sua cidade natal e Humanidade e Filosofia no Seminário de Ciudad Rodrigo. Cursou Teologia na Pontificia Universidade de Salamanca. Especializou-se em Teologia Dogmática, Direito Canônico e História do Cristianismo na Universidade Gregoriana, em Roma. Foi ordenado padre em 1964 e chegou ao Brasil no ano seguinte, para atuar na Diocese de Cajazeiras (PB) até 1969. Lá exerceu as funções de Formador e Professor no Seminário N. S. de Assunção. Foi Pároco nas Paróquias de São Bento e Paulista, de 1966 a 1968. Veio para a Arquidiocese de Teresina em fevereiro de 1969, sendo em seguida nomeado pároco da cidade de União (PI), lá ficando por 15 anos. Foi vigário substituto da Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Miguel Alves, no período de 20 de fevereiro de 1974 a 30 de março de 1975.  Reitor do Seminário Maior de Teresina.  Coordenador da Comissão Pastoral da Terra/Piauí por três anos. Integrou o Conselho Presbiteral e o Colégio de Consultores da Arquidiocese. Foi Juiz do Tribunal Eclesiástico do Regional Nordeste IV. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Canonistas e da Sociedade de Teologia, Ciências e Religião. Professor do Seminário Maior de Teresina (PI); da Escola de Comercio de União (PI). Professor do Curso de Teologia da Universidade Federal do Piauí e Professor de Latim no Curso de Letras/Português na Universidade Estadual do Piauí - UESPI.  Sagrado Bispo auxiliar de Teresina em março 1985 e foi o responsável pelos setores de Família e Catequese do Regional IV. Foi Secretário do Regional Nordeste IV. Em 2001 é eleito e empossado Bispo Diocesano de Cajazeiras (PB). Membro da Comissão Nacional Episcopal para a Vida e a Família. Bispo referencial da Pastoral Familiar da Regional Nordeste 2. É o sétimo Bispo Diocesano de Cajazeiras.

8º -  Padre PAULO  PIMENTEL


Paulo Fábio Pimentel.  Sacerdote católico. Nascido em Gameleira (PE). Exerceu o seu ministério em Caruaru (PE) e no Rio de Janeiro. Foi Pároco em Miguel Alves de 1975/1994. Foi o primeiro vigário de Miguel Alves sob a jurisdição eclesiástica de Campo Maior de 01.02.1976 a 31.01.1977. Pertencia à Ordem dos Carmelitas. Conseguiu da Arquidiocese de Teresina o título de Co-padroeira pa Nossa Senhora do Carmo. Criou a Confraria de Nossa Senhora do Carmo. Construiu a Capela em louvor a Santa Cecília, no Bairro do mesmo nome, em Miguel Alves, por ocasião do Jubileu de Ouro da Paróquia de Miguel Alves (20.12.1991). Construiu o Salão Paroquial e a Casa para abrigar religiosas. Construiu os altares laterais. Colocou as portas de ferro e os vitrais da Igreja Matriz. Realizou, em 1989, o 1º Encontro de Casais com Cristo – ECC – sob a coordenação de Monsenhor Chaves, da Paróquia de N. S do Amparo, de Teresina. Foi transferido para a Capital do Estado em 1994. Faleceu em Teresina (PI).

9º -  Padre JOÃO MOURA

João Alves de Moura Filho. Nascido no dia 01 de dezembro de 1935, na localidade  Buritizinho, município de Palmeirais - Piauí. É filho de João Alves  de Moura e Teresa Alves de Lima. Iniciou seus estudos em sua terra natal e o curso  ginasial, hoje ensino fundamental, em Teresina. Concluiu o Ensino Médio - antigo Cientifico - no Seminário Menor de Teresina.  Iniciou o Curso de Filosofia Pura no Seminário de Fortaleza  (CE) e o conclui no Seminário  Maior  de Olinda e Recife (PE) onde, também, concluiu  o curso de Teologia. Recebeu o Diaconato em Tacaimbó, Paróquia de São Caetano da Raposa - Diocese de Caruaru - (PE). Foi ordenado padre no dia 09 de janeiro de 1971, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, em Teresina - PI, pelas mãos de D. Luiz Gonzaga Marelin, Bispo Diocesano de Caxias (MA), por motivo de viagem de D. Avelar Vilela. Após receber a Ordem é enviado para a Paróquia de Amarante (PI) onde assume em março como vigário. Lá permaneceu por oito anos - 1971-1979. Criado o Seminário Menor da Capelinha de Palha, em Teresina, torna-se seu primeiro Reitor (1979 a 1985). Assume a Paróquia de Água Branca (PI), de 1985 a 1990. No ano de 1991 torna-se vigário de Valença do Piauí.  Vigário da Paróquia de União (PI) no período de 1992 a 2003, passando mais de 11 anos naquela cidade. Lá implantou e dinamizou  a Pastoral Familiar, Encontro de Casais com Cristo, a Pastoral do Dízimo, além da realização da Romaria da Terra. Removido, tornou-se o Orientador da 4º ano de Teologia do Seminário de Teresina. Atualmente é pároco da Igreja da Capelinha de Palha. Foi pároco de Miguel Alves em 2004.

10º -  Padre PEDRO ALCÂNTARA

Pedro Pereira de Alcântara  Nasceu no Bairro Porenquanto, na cidade de Teresina (PI), no dia 19 de outubro de 1960. É filho de Maximiano Pereira de Alcântara e Maria Natividade Altino Pereira. Cursou o Ensino Fundamental nas Unidades Escolares Matias Olímpio, Murilo Braga e Eurípedes de Aguiar. Fez o Ensino Médio na Unidade Escolar Helvídio Nunes. Cursou  Filosofia e Teologia no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Teresina. Antes de ser padre era Bolsista do Serviço Social do Estado - SERSOM.  Foi ordenado padre no dia 08 de maio de 1993, em Teresina - PI. Em março de 1994 assume a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Angical (PI), respondendo pelas Paróquias de São Gonçalo e Hugo Napoleão, ficando até 1995. Nesse ano é removido para a Paróquia São Miguel Arcanjo, em Miguel Alves, permanecendo até 2007. Assumiu as Paróquias São Sebastião, Bairro Todos os Santos (2008); Nossa Senhora da Conceição, Bairro Tancredo Neves (2010), Vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, no Centro de Teresina (2009) e Vigário da Paroquia Nossa Senhora do Carmo, na Santa Maria da Codipi. Atualmente é vigário da Paróquia Santa Joana D'arc, no Bairro Mocambinho. Possui cursos de Teologia e Filosofia, Torneiro Mecânico e Refrigeração.


11º -  Padre DELCIMAR SANTOS

Delcimar dos Santos Silva. Piauiense, nascido em União no dia 13 de julho de 1976. É filho de Demerval Pereira da Silva e Antonia Pereira dos Santos. Em sua cidade natal estudou nos colégios Murilo Braga, Padre Antonio José do Rego, Irmã Maria Simplício e Felinto Rego.  Em Teresina foi aluno dos Colégios Visão e Cidade. Em fevereiro de 1996 entrou para o Seminário Menor, em Teresina, onde cursou Filosfia. Depois ingressou no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus onde cursou Teologia. Recebeu o diaconato  em fevereiro de 2007, na Igreja Matriz União (PI). Nesse mesmo mesmo mês e ano, ainda Diácono, tomou posse na Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Miguel Alves (PI). Sua ordenação sacerdotal seu deu no dia 06 de agosto de 2007, pelas mãos de Dom Celso José, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, em Teresina.  Foi eleito como Vigário Forâneo das Paróquias de Miguel Alves, União e Lagoa Alegre. Em 2010, foi escolhido Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em União. Em 2015 foi transferido para a Paróquia de Barro Duro-PI.

12º -  Padre JAILTON PINHEIRO

Jailton Pinheiro da Silva. Nasceu no dia 28 de junho de 1987 na cidade de Inhuma, Estado do Piauí. É filho de Vicente de Sousa Silva e Francisca Pinheiro de Moura. É formado em Filosofia e Teologia. Foi ordenado Diácono no dia 18 de março de 2014 na cidade Teresina e sua ordenação sacerdotal na cidade de Elesbão Veloso no dia 14 de junho desse mesmo ano. Celebrou sua primeira missa na Capela do Sagrado Coração de Jesus em Elesbão Veloso. Tomou posse como Vigário Paroquial em Miguel Alves no dia 06 de julho, por ocasião da abertura do Festejo da Copadroeira, Nossa Senhora do Carmo. Em fevereiro de 2015 assume as funções de Pároco desta cidade.


(As fotos, textos e redação pertencem ao Professor Paulo Tavares)