sábado, 11 de abril de 2015

“Quando não sei, pergunto a quem sabe”

Ao encerrar sua palestra para integrantes da Assembleia Paroquial, o Vigário local, Padre Jailton Pinheiro, disse gostar de se aconselhar com aqueles que conhecem, mais do que ele, a realidade da Paróquia de Miguel Alves. “Não posso imaginar que saiba tudo, ainda estou aprendendo muita coisa com vocês, por isso, quando não sei, pergunto a quem sabe mais e não me envergonho disso”. Disse que costuma conversar com o Padre Delcimar sobre questões locais que ainda não se sente capaz de entender sozinho. “Tenho no padre Delcimar um amigo que me orienta sobre aquilo que preciso compreender”, sentenciou o padre. Sobre mudanças, assegurou que apenas alguns ajustes serão procedidos para funcionar melhor e o que já funciona bem permanecerá como está. Falou ainda que a Paróquia continuará sendo dividida por setores pastorais, pois isso facilita a missão de levar o evangelho a toda criatura.

Participantes falam do encontro

assembleia_nouzinhoApós a palestra proferida pelo Padre Jailton e as intervenções dos membros da Assembleia, alguns participantes emitiram opiniões sobre o evento e o tema. Para Joaquim Santana, da Gameleira da Zenaide, este foi um marco importante para as comunidades e tirou muito proveito desse encontro, até mesmo por ser a primeira vez que participa de encontro como esse.  “O padre mostrou que não quer trabalhar sozinho, quer trabalhar em comunidade, onde todos podem participar”. Nouzinho (foto), do Riacho do Conrado, esse encontro serviu para unir mais a igreja e “a Assembleia tem a função de estar fortalecendo as comunidades para o serviço do Deus “. Já Donato, da comunidade Novo Paraiso disse que: “me sinto renovado pois um

Padre diz que Paróquia precisa ser contundente

Durante sua palestra aos participantes da Assembleia Paroquial de Miguel Alves, o Padre Jailton Pinheiro falou que a Paroquia de São Miguel Arcanjo precisa ser CONTUNDENTE nas suas ações. Para isso será necessário mexer nas estruturas pastorais para ajustá-las a esse modelo. Segundo o padre “as estruturas caducas ou obsoletas precisam ser renovadas, motivadas e vívidas”, pois se quer pastorais vivas, fortes, objetivas, não simplistas e superficiais. Finalizando disse ainda que “a igreja precisa reaquecer os agentes dando-lhes animo novo, para que sejam capazes de arejar suas mentes e juntos trazerem  propostas inovadoras de disseminação da boa nova”.

Paróquia realiza Assembleia

Foi realizada neste sábado a I Assembleia da Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Miguel Alves.  Ao encontro estavam presentes mais de 80 participantes, como agentes e membros de pastorais, lideranças comunitárias  e várias outras pessoas ligadas à Igreja Católica Local. A abertura foi feita pelo Pároco Pe. Jailton Pinheiro, que após uma oração pediu ao Espirito Santos que iluminasse a todos para o sucesso do evento. Na reflexão falou que “a Assembleia Paroquial é a expressão mais forte de um trabalho em comunidade”. Em seguida proferiu sua palestra sobre “A importância de uma assembleia na vida Paroquial”.